A história da química como facilitadora da aprendizagem

Autores

  • Wagney William Pereira de Sousa
  • Boanerges da Silva Batista UFRN
  • Luciano Leal de Moraes Sales UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.322

Resumo

Estudar história da Química é de suma importância para a vida de qualquer indivíduo pelo fato dessa disciplina facilitar a compreensão de conceitos e marcos da ciência. Com isso a mesma fica em evidência quando se trata de aprendizagem significativa, assumindo assim a necessidade de ser incorporada ao currículo acadêmico de todo (as) os(as) Estudantes. O presente trabalho trata de uma pesquisa quantitativa e descritiva, realizada nas turmas de 2º e 3º ano do Ensino médio da E.E.E.F.M. Nelson Batista Alves, na cidade de Berndino Batista no estado da Paraíba e teve como objetivo principal, analisar as contribuições que o uso da História da Química pode trazer nas aulas do Ensino básico. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica inicial e posteriormente algumas atividades como testes de sondagem oral, aplicação de questionário e debates que buscaram compreenderas concepções dos educandos. Discutiu-se acerca de como a história da Química pode ser utilizada como mediadora no processo de Ensino e aprendizagem. Ao final do trabalho pode-se observar a busca dos educandos por aulas atrativas e dinâmicas, cabendo ao educador estimular o interesse dos mesmos por essa disciplina, podendo assim, tornar sua prática mais significativa e efetiva mesmo diante das inúmeras dificuldades enfrentadas nos dias atuais.

Palavras-chaves: História da Química; Ensino e Aprendizagem; aprendizagem significativa.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades