Evasão escolar: um desafio para a educação na atualidade

Autores

  • Carmem Cleide Alves Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Leila Aparecida Maciel de Lavor Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Hérica Paiva Pereira Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i1.132

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a evasão escolar como resultado das práticas educativas que permeiam o processo de ensino aprendizagem, mas também os fatores internos e externos que conduzem a isso, ressaltando que ambas as partes envolvidas (aluno-professor) possuem compromissos neste processo. Cabe ressaltar que a responsabilidade do docente é ainda maior, dado à sua função, enquanto formador. No que se refere ao aluno, destacamos a deficiência cognitiva intelectual, bem como as questões sociais que alguns trazem para a escola. Quanto ao professor colocamos em questão a prática de alguns, ainda arraigados na perspectiva tradicional, o método de avaliação e sua capacidade de acolher a diversidade apresentada pelos discentes. Como proposta de mudança, apresentamos as práticas de letramentos como subsídio relevante na construção da metodologia a ser utilizada em sala de aula, já que essa envolve o aluno como um todo, ao considerar a sua cultura, valores, conhecimentos, crenças, etc. Portanto é uma proposta de mudança que requer um novo compromisso com a prática docente, propriamente dita. Para isso utilizamos uma pesquisa bibliográfica, através de uma abordagem qualitativa, por meio de um método dedutivo. Como proposta de atividade, apresentamos, no terceiro capítulo, um exercício, através do poema: “As borboletas” de Vinicius de Morais, a ser realizado com crianças que estão no nível silábico, com a intenção de desenvolver melhor este método através de uma prática de letramento. A pesquisa está fundamentada, principalmente, nas teorias de Kleiman (2016); Soares (1998) e Angelucci (2004), que nos permitiram chegar à conclusão de que é necessário repensarmos as práticas pedagógicas na educação, oferecida na atualidade.

 

Palavras chave: Evasão escolar; Práticas educativas; Letramento.

Referências

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Publicado

2017-03-16