Questões ambientais: sustentabilidade e currículo Abordagens práticas e teóricas

Autores

  • Maria Geralda de Miranda
  • Alexandre de Jesus Pereira

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i1.128

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância de trabalhar a sustentabilidade para uma formação cidadã e compreender a sua contribuição para o currículo.  Partimos do pressuposto de que é importante estarmos cada vez mais conscientes da necessidade de construir um futuro sustentável na nossa sociedade. A sustentabilidade é um tema que atravessa muitas as áreas como é o caso da Educação Ambiental. Nesse sentido, a EA pode e deve ser entendida como um tema transversal e interdisciplinar, ou seja, ela deve ser integrada a um pensar complexo (MORIN, 2009). A existência de um pensar complexo encaminhará o viés econômico e político da atual sociedade para o contexto da sustentabilidade. Desse modo, discutiremos o significado de sustentabilidade e a necessidade de incluí-la como um eixo que norteie as experiências e práticas curriculares para que se possa obter um currículo que auxilie na formação de cidadãos mais críticos e conscientes no que diz respeito às questões ambientais.

Palavras-chave: Meio Ambiente; Educação Ambiental;currículo

 

Downloads

Publicado

2017-03-16