ATIVIDADES DE ANÁLISE LINGUÍSTICA DE VERBOS COMO PARTE DA LEITURA DE POEMAS: SUGESTÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA BNCC

Autores

  • Daniela Maria Nunes de Aquino dos SANTOS Universidade de Taubaté (UNITAU)

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v6i2.1840

Resumo

O tema desta pesquisa é a inserção de exercícios de análise linguística em atividades de leitura de poemas nas aulas de língua portuguesa para sexto e sétimo anos. Especificamente, restringe-se ao objeto de conhecimento “morfossintaxe”, no que se refere ao componente linguístico “verbo”, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018). A pesquisa foi motivada por várias dificuldades observadas a partir da minha experiência como professora de língua portuguesa, tais como: a falta de material didático de sexto e sétimo anos com atividades de análise linguística; o fato de o poema, em geral, não ser trabalhado em relação a efeitos de sentido dos elementos linguísticos; e, mais recentemente, a exigência de implantação da BNCC (BRASIL, 2018), que prescreve atividades de análise linguística associadas a outras práticas de linguagem. Nesse contexto, a pesquisa tem o objetivo de sugerir possibilidades, como uma etapa da leitura detalhada de poemas, de exercícios de análise linguística do verbo no que se refere a efeitos de sentido que estejam relacionados à expressão poética de cada texto.  Teoricamente, baseia-se em autores que defendem a formação de leitores de literatura pelo viés artístico; que abordam a leitura de poema; que explicitam o conceito de análise linguística. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica.

PALAVRAS-CHAVE: Análise linguística. Verbo. Leitura. Poema. Ensino de Língua Portuguesa.

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos