O Ensino de Ciências e Biologia nas Escolas Públicas do Município de Miracema, Rio de Janeiro

Autores

  • Paulo Cesar Jesoé Tancredo Universidade Federal Fluminense
  • Jean Carlos Miranda Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.29215/pecen.v5i0.1769

Resumo

Este trabalho teve como objetivo a obtenção de dados acerca do ensino de Ciências e Biologia no município de Miracema-RJ, a fim de conhecer as condições de trabalho e os principais problemas presentes no cotidiano dos docentes. Para tal, foi elaborado um questionário, tendo como público-alvo docentes de Ciências e Biologia que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da rede pública municipal e estadual, a fim de coletar dados que possibilitem: (i) delinear o perfil dos docentes de Ciências e Biologia que atuam em escolas públicas do município; (ii) conhecer e analisar a estrutura física das escolas do município e recursos didáticos disponíveis para utilização no ensino de Ciências e Biologia e (iii) detectar os problemas e desafios enfrentados pelos docentes que ministram aulas de Ciências e Biologia, no município. A presente pesquisa evidenciou a ocorrência de diversos problemas relacionados ao ensino de Ciências e Biologia. Os dados obtidos podem ser importantes para a tomada de decisões com vistas à solução dos problemas elencados e promoção da melhoria das condições de trabalho docente nas disciplinas de Ciências e Biologia.

Palavras-chave: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Rede Pública de Ensino.

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Publicado

19-08-2021

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO / EDUCATION AND TEACHING