Autoria tecnocientífica no Ensino Fundamental: a investigação-ação-participativa no ensino de ciências

Autores

  • Roberth De-Carvalho Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Florianópolis / Universidade Federal de Santa Catarina
  • Igor Augusto Garcia Secretaria Municipal de Educação, Rua Conselheiro Mafra 656, Centro 88010-914, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29215/pecen.v4i0.1587

Resumo

Processos pedagógicos profissionais (p.p.p.) organizam ambientes metodológicos em plena dialogicidade entre componentes pessoais (estudantes e demais sujeitos escolares ou não) e não-pessoais (direcionamentos pedagógicos). Em um ambiente de Ensino Fundamental, mediamos a construção de autoria tecnocientífica de um grupo de estudantes do 9º ano da rede pública de Florianópolis, Santa Catarina. Esse processo se deu em torno do trabalho editorial para uma revista de divulgação científica com conteúdos de Física, no qual ressaltaram uma identidade coletiva na formação de discursos de ciência-tecnologia-sociedade (CTS). Pela metodologia de investigação-ação-participativa (IAP), na perspectiva colombiana de Fals Borda (1925-2008), avaliamos uma sinergia entre diálogos de saberes locais e científicos daqueles/as estudantes. Pressupostos pedagógicos decoloniais afirmaram um sistema de linguagens e discursos para uma educação em ciências de natureza libertadora e autoral.

Palavras chave: autoria tecnocientífica, sentido coletivo, discurso CTS, investigação-ação-participativa

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Publicado

15-12-2020

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO / EDUCATION AND TEACHING