A história da ciência no ensino de física e a vigilância epistemológica

Autores

  • Elio Carlos Ricardo USP

DOI:

https://doi.org/10.29215/pecen.v4i0.1506

Resumo

Há várias maneiras de considerar a relação entre a história da ciência e a didática da ciência. Além disso, a teoria da Transposição Didática proposta por Yves Chevallard mostrou as transformações que o conhecimento científico sofre para se tornar um saber ensinado na sala de aula. Porém, ambos ainda são difíceis de serem aplicados pelo professor. Este artigo sugere a vigilância epistemológica como uma ferramenta didática para produzir conteúdos mais significativos no contexto escolar. Nesse caso, a história da ciência é uma importante referência. Para ilustrar esses argumentos, é apresentado um exemplo da mecânica.  

Palavras chave: História da ciência, ensino de Física, transposição didática, vigilância epistemológica.

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Publicado

24-09-2020

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO / EDUCATION AND TEACHING